Você possui uma empresa que produz um determinado eletrodoméstico. O produto final é composto por três peças e necessita de todas elas para funcionar corretamente. Duas dessas peças são produzidas na sua empresa e seguem um estrito e rigoroso controle de qualidade (6 Sigma). Isso significa que a cada 500 milhões de peças, uma terá defeito (na prática, defeito zero). A terceira peça é comprada de um fornecedor que, estima-se, tenha um controle de qualidade de cerca de 2 sigmas.
Qual a chance aproximada, em porcentagem, de um dos seus produtos finais ter falha? Ainda, como poderíamos fazer para aumentar a qualidade do seu produto? Para resolver esse desafio, lembre-se de que um determinado produto necessita que todas suas partes funcionem perfeitamente.
Respostas
Resposta: PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
4,55% (0,0455) e Certificação de Qualidade tal como ISO 9000. Na prática, valores entre 4,5% e 5% são realistas. Para melhorar o produto final, necessitamos nos focar na terceira peça, que possui um erro de 2 sigmas. Como essa peça é comprada de um fornecedor, a forma de aumentar a qualidade de nosso produto final é aumentando a do fornecedor. Para isso, devemos exigir um controle de qualidade externo, bem como sua certificação (ISO 9000, por exemplo).
Explicação:
A chance aproximada de um dos produtos finais ter falha é de 4,55% (0,0455) e para o aumento da qualidade do produto recomenda-se a adoção de uma Certificação de Qualidade tal como ISO 9000.
Os valores entre 4,5% e 5% são bastante realistas, então para a melhoria do produto final, é recomendado o foco na terceira peça, que apresenta um erro de 2 sigmas. Onde ocorre a compra dessa peça pelo fornecedor, para o aumento da qualidade do produto.
Bons estudos!