Ainda existe hoje uma supervalorização da escrita na escola, levando uma posição de supremacia das culturas letradas ou até mesmo dos grupos que dominam a escrita, dentro de uma sociedade desigual. Dessa forma, o trabalho que desprivilegia a oralidade acaba por ser preconceituoso e desvalorizador da cultura oral que o aluno traz de seu meio.
(MAGALHÃES, Tânia Guedes. Oralidade na sala de aula: alguém "fala" sobre isso? Instrumento: Revista Estudos e Pesquisas Educacionais. Juiz de Fora, 2006.)
Analise as afirmativas a seguir:
I) Para a BNCC, é necessário dar atenção à compreensão e produção dos textos orais.
II) Para a BNCC, é inexistente a relação entre fala e escrita, visto que são modalidades distintas.
III) Para a BNCC, o tratamento das práticas orais considera a relação entre a fala e a escrita.
IV) Para a BNCC, as condições de produção dos textos orais devem ser consideradas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I.
b)
apenas I, II e III.
c)
apenas III e IV.
d)
apenas II e III.
e)
apenas IV.
Respostas
respondido por:
1
III e IV estão corretas.
Um sentido importante que a BNCC dialoga está na linguagem parte do pressuposto básico que nós enquanto indivíduos possuímos uma série de signos e sinais que auxiliam em nossa expressão para nos comunicarmos.
Sabendo disso, a mente atua como um catalizador do que ouvimos, vemos e aprendemos, e, quando o indivíduo utiliza a atitude filosófica, ele pode tomar as próprias conclusões sobre essa relação, evidenciando seu pensamento que é passível de questionamento, ou seja, nenhuma certeza é a razão para todas as coisas, pois as linguagens e a mente se relacionam como um só.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás