Caso Clínico:
Uma mulher 61 anos de idade menopausada desde os 55 anos foi encaminhada para uma clínica ambulatorial com uma fratura na região anterior da perna esquerda. Apesar da paciente ser praticante de caminhada, uma simples faxina doméstica resultou na fratura da perna, que aconteceu ao cair de uma cadeira que subiu para limpar o armário da cozinha. Após o tratamento da fratura, que ocorreu no colo do fêmur, Maria José relatou ao médico que nunca fez terapia de reposição hormonal estrogênica e antes do acidente estava tendo muitas dores nas articulações do joelho, das mãos e da coluna. O médico solicitou um exame de densitometria óssea, radiografia das mãos e exame laboratorial de rotina.
Baseado nos seus conhecimentos sobre sistema músculo esquelético, responda:
a) Qual o provável diagnóstico?
b) Quais as células teciduais cujo o funcionamento está comprometido nessa doença? Como o estado hormonal influencia nesta doença?
c) Quais os fatores de risco para o desenvolvimento da doença?
d) Qual o tratamento não farmacológico da doença de Maria José?
Respostas
respondido por:
4
A) Osteoporose.
B) Os osteoclastos e osteoblastos estão comprometidos justamente pela falta de estrógeno para regular a ação celular, esse hormônio atua fazendo com que os osteoblastos continuem a depositar tecido mineral e desacelerando os osteoclastos.
C) A idade, problemas ósseos e articulares anteriores, inatividade física e ambientes que apresentam risco de quedas.
D) O tratamento não farmacológico da doença de Maria José consiste em uma alimentação rica em cálcio, exercícios físicos regulares e cuidados em relação a quedas e impactos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás