• Matéria: História
  • Autor: biabarbosa588
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a monarquia chegou no brasil

Respostas

respondido por: pslaniii
1

Resposta:

Fugindo do Império Napoleônico, que estava varrendo a Europa no séc. XVIII !!!

Portugal foi um dos países que desrespeitou o tal de Bloqueio continental, medida a qual Napoleão Bonaparte fez para barrar o poder da Inglaterra, resumindo, todos os países aliados da França (reino de Napoleão) não podiam realizar nenhum comércio com a Inglaterra, com a ameaça de invação ao reino. Coisa que Portugal fez.

Então, para fugir e não perder o poder, Dom João I, ainda príncipe regente (pois sua mamis ainda era viva mas incapaz de governar o reino), resolve mudar a sede do gorverno português paa uma colonia chamada Brasil....

Daí antes da corte vir, houve medidas econômicas, culturais etc. que o Dom João adotou para que o Brasil se desenvolvesse, como por exemplo, criação de indústrias manufaturadas etc., construção de estradas, reformas em portos criação do Banco do Brasil, a Real-Biblioteca, com 60 mil volumes, artistas que fizeram os primeiros retratos dos povos brasileiros, etc.

Alguns navios chegaram na Bahia primeiro enquanto outros foram direto para o Rio de Janeiro, devido uma tempestade. Quando eles chegaram, as mulheres tiveram que raspar o seu cabelo devido aos piolhos. Junto com a família real Portuguesa, veio mais de 15 mil europeus, estes, com a ordem de D. João, expulsaram os donos brasileiros para que morassem nos imóveis, isso gerou muita insatisfação ao povo brasileiro daquela época.

Espero ter lhe ajudado :)

Desculpa pelo textão, me empolguei demais, pois amo este período, mesmo com todas as crueldades que existiam e que estavam completamente erradas....


biabarbosa588: Obrigada
pslaniii: de nada gatinha
respondido por: johannaduarte
1
A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.
Perguntas similares