Respostas
As pirâmides de biomassa podem ser invertidas, ou seja, a biomassa de um nível pode ser maior que a do nível mais baixo. Isso ocorre em ecossistemas aquáticos, onde os produtores (fitoplâncton) possuem pouca biomassa, mas criam e se reproduzem em alta velocidade.
Pirâmides ecológicas são formas de representação usadas para mostrar como algumas características dos níveis tróficos, como energia ou biomassa, variam ao passar de um nível para outro.
Cada nível trófico é representado por um retângulo. O retângulo que forma a base da pirâmide corresponde aos produtores e, de maneira ordenada, os demais níveis tróficos.
Pirâmides ecológicas de biomassa representam os gramas ou quilogramas de carbono que existem para cada superfície ou volume, ou seja, quantos quilos de carbono são produzidos em cada nível trófico.
A pirâmide mais comum é aquela em que os produtores produzem mais carbono, seguidos pelos consumidores primários, secundários e terciários. No entanto, pode haver uma inversão entre consumidores e produtores primários, como ocorre nos ecossistemas marinhos