considerando a América do Sul uma região de forte influência dos Estados Unidos durante a Guerra fria,quais os interesses desse país em apoiar os regimes militares?Além do Brasil,pesquise quais outros países enfrentaram ditaduras militares na América do Sul?
Respostas
Durante a Guerra Fria, que se estabeleceu por meio de conflitos indiretos entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos da América, os dois pólos estabeleceram centros de influência em várias regiões do globo.
No caso da América do Sul, os Estados Unidos dominaram com mais força os setores de influência, contribuindo de forma evidente, para a manifestação de regimes políticos ditatoriais no Brasil, no Chile e na Argentina, por exemplo.
Os interesses americanos estavam associados ao ganho de poder político, acesso a recursos naturais e territoriais, e a manutenção de uma região segura, sem interferência soviética.
Resposta:
garantir o acesso a fontes de matérias-primas, que lhe permitiriam manter o poderio econômico e militar no futuro, os Estados Unidos tinham a necessidade de possuir o controle sobre a segurança interna brasileira.