Cinco termos estudados nos materiais e seus respectivos conceitos. Os conceitos devem ser a interpretação do que você estudou, não serão aceitos conceitos literais. O problema da alfabetização apontado por Ferreiro e Teberosky (1979) no material de estudo Psicogênese da língua escrita: O que é? Como intervir em cada uma das hipóteses? Uma conversa entre professores, pág. 48. As características do nível pré-silábico e suas hipóteses. As características do nível silábico e suas hipóteses. As características do nível silábico-alfabético e suas hipóteses. As características do nível alfabético e suas hipóteses.
Respostas
Nível pré-silábico - Caracteriza-se pela ausência de conexão entre a criança e as escrita e pronúncia, por isso, esta expressa seus desejos por meio de desenhos e rabiscos.
Nível silábico - Caracteriza-se pela compreensão da criança entre o que é dito e o que é falado, onde a noção da sílaba passa a existir.
Nível silábico-alfabético - Compreende o momento no qual a criança passa interpretar a letra a sua maneira, onjde cada uma ganha valor silábico único
Nível alfabético - Trata-se do momento no qual há correspondência entre fonemas e grafemas, haja vista que a criança compreende a relação entre escrita, fala e letras.
Resposta:
DEFINIÇÃO DESCOMPLICADA
Hipótese silábica é o momento em que o aluno passa a fonetizar a escrita, ou seja, faz relações entre a quantidade de sílabas de uma palavra e cada emissão sonora com apenas uma letra.
Exemplo Ao escrever TELEFONE, a criança em hipótese silábica sem valor sonoro produz BJAI - uma letra para cada sílaba, sem relação com o som. Já na silábica com valor sonoro, poderia escrever TLOE - usando letras que correspondem ao som.
Explicação:a ausência de valor sonoro convencional, demonstrado durante a leitura.