Respostas
Resposta:
BOA NOITE
1. Sentir o aroma do que se come
Sem isso não tem como você formular o sabor de forma plena.
Então, para auxiliar seu cérebro, quando for ao mercado pegue hortaliças, frutas e verduras para cheirar. Abra os temperos em casa, especiarias, ervas e condimentos tem uma complexidade incrível. Temos muitos receptores no nariz e eles estão prontos para nos ajudar. Óleos essenciais de terapia são um começo. Tem o aroma bastante tonificado. Flores por aí são obrigatórias.
Entre em uma floricultura ou procure um jardim caprichado. Sinta o aroma do que comer e beber.
2. Olhe para o que está comendo
Quando observamos as cores, as formas e a aparência esses elementos nos dão mais dicas. Hoje em dia as embalagens também contam histórias. As cores ajudam a dar sensações variadas.
Cores quentes, cores frias.
Isso estimula a formação do sabor dentro de nós. Depois que tiver olhado, feche os olhos. Deixe que os outros sentidos trabalhem com mais foca também.
3. Saboreie sem pressa
Caso você vá comer rápido, provavelmente não vai sentir direito o que comeu. No outro dia é sempre mais difícil de lembrar aquilo que consumiu se não estava prestando a atenção.
Assimile o que está acontecendo, repare nas sensações que o alimento está causando.
4. Descreva o que sente
Troque ideia com outra pessoa. Escreva sobre isso. Elogie quem produziu. Identifique os pontos que agradam e os que não são tão interessantes.
Avalie.
5. Ouça o que está comendo
A consistência muitas vezes é também uma orquestra que diverte o paladar. Coisas crocantes parecem que são impossíveis parar de comer.
Croc, croc, croc.
6. Diminua
Sal, açúcar, alimentos processados, gordura. O consumo em excesso dessas substâncias não trazem benefício nenhum. Somente o cérebro acha que é legal. Seu corpo sofre com abusos de químicos.
Seu paladar vai ficando viciado em sabores explosivos.
7. Beba água
Sempre. Ela limpa o paladar sempre que necessário. Quando estiver provando coisas diferentes, ajude as papilas.
8. Respeite a necessidade que seu corpo tem
Às vezes seu organismo dá sinais que precisa de algo. Seu paladar se tiver bem treinado vai saber passar essas informações melhores para você.
As vezes o corpo pede algo com a necessidade de nutrição.
9. Experimente a mesma coisa feita com diversas técnicas
Batata: cozida, assada, no vapor, frita. Purê, chips, crisp, palha, canoa. Com manteiga ou com azeite. Fria e quente. Com sal, sem sal. Com cheiro verde ou alecrim. Com casca e sem casca. Uma batata nem sempre é a mesma. Prova tipos diferentes de batata. É o quarto alimento mais consumido no mundo. Imagina quantos sabores diferentes podem existir.
10. Estude aquilo que você gosta
Muitos fazem do prazer um estudo, um hobby. Beber um bom vinho pode ser também uma forma de estudar mais sobre a cultura de outros países. Um sakê pode contar a história do Japão. Os pratos tem tradições familiares. Uma especiaria pode levar você ao outro lado das Índias.
Um sabor pode te emocionar.
11. Respeite alguns rituais que alimentos e bebidas têm
Se interesse sobre questões culturais daquilo que está ingerindo. Dá valor ao produto.
12. Mais importante de tudo: seja uma pessoa curiosa
Saia da sua zona de conforto.
ESPERO TER AJUDADO