Diantedaameaçadeescassezdasreservasdepetróleo,pesquisadoresdo mundointeiro têm se dedicado a buscar novas alternativas de combusflveis. Nesse cenário, os biocombustiveis têm se destacado. A Acrocomia aculeata, planta popularmente conhecida como macaúba, é uma palmeira nativa muito promissora para a produção de biodiesel, em função do elevado conteúdo lipídico presente no mesocarpo, região intermediária da parede do fruto. O maior obstáculo a planfios comerciais em larga escala de A. aculeata é a lenta e irregular germinação de suas sementes. Â propagação in Vitro (também conhecida como micropropagação) é uma opção interessante para a superação desse problema.Os resultados da propagação in vitro são mais promissores quandocélulas do mesocarpo são inoculadas e mantidas em meio de cultura rico em carbono, para ampliar a produção de lipídios nos frutos.embriões são germinados isolados das sementes e mantidos sob luz contínua para estimular o ganho fotossintético durante o crescimento da plântula.0 tecidos da folha adulta e expandida são utilizados e mantidos sob luz continua para estimular o ganho fotossintético durante o crescimento da plântula.células meristemáticas são removidas diretamente do câmbio vascular e mantidas em meio de cultura com citocinina, hormônio que estimula a divisão celular.O embriões são inoculados isolados das sementes e manfidos em meio de cultura rico em aminoácidos e sais minerais, para serem utilizados no crescimento da plântula.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa E) Os embriões são inoculados isolados das sementes e mantidos em meio de cultura rico em aminoácidos e sais minerais, para serem utilizados no crescimento da plântula.
A macaúba é uma fonte de biodiesel alternativa a mamona, soja e outras plantas que permitem a produção desse biodiesel, porém, o seu crescimento é irregular, a fecundação e a germinação também, o que torna difícil a sua produção em escala industrial.
Sendo assim, cientistas pensaram na propagação in vitro da macaúba, através da inoculação de embriões separados das suas sementes em culturas ricas em aminoácidos e sais minerais.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás