Bárbara McClintock foi quem propôs pela primeira vez a existência de elementos genéticos móveis, pela observação da variegação nas cores de grãos de milho. A persistência de grande fração de elementos transponíveis em alguns genomas eucariotos (44% do genoma humano) é consistente com a ideia de que eles exerceram um papel importante na modulação do genoma durante o processo evolutivo. A diversificação de genes e seus produtos é um fator importante na evolução das espécies e os elementos transponíveis podem atuar de várias formas.Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.I.O movimento de um elemento transponível pode propiciar sua inserção no meio de uma sequência codificadora de proteína e inibir a produção do transcrito normal do gene.II.Os elementos transponíveis de sequências semelhantes distribuídos no genoma facilitam a recombinação entre cromossomos diferentes, aproximando regiões homólogas e, assim, possibilitando o crossing-overA maioria dos eventos de recombinação são benéficos, causando translocações cromossômicas e outras mudanças que, ao longo do tempo, resultam em vantagens adaptafivas.É correto o que se afirma em@ I, apenas.@ III, apenas.O I e II, apenas. O II e III, apenas. O I, II e III.
#ENADE
Respostas
respondido por:
11
A alternativa C) I e II apenas.
A maior parte dos eventos de recombinação são benéficos, porém, eles não causam translocações cromossômicas, apenas misturam os genes dos progenitores no zigoto, permitindo que a prole tenha maior variabilidade genética, não necessariamente maiores vantagens adaptativas.
No geral, a reprodução sexuada dos seres vivos tem a função de aumentar as chances de seleção de características positivas para sobrevivência a determinadas condições.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás