O perfil genético de um indivíduo, comumente utilizado na identificação humana, é baseado na combinação de diversos marcadores moleculares que são herdados de seus genitores. Esses marcadores são, geralmente, diferenças nas sequências de DNA nuclear entre os indivíduos (polimorfismos). Em alguns casos, entretanto, a análise do DNA nuclear não é suficiente para se chegar a uma identidade, sendo a análise do DNA mitocondrial (mtDNA) uma das alternativas recomendadas.A respeito do uso do mtDNA na análise de paternidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.1.O mtDNA, de herança estritamente materna, não está sujeito à recombinação na meiose, possuindo centenas de cópias por célula, o que facilitaria a sua chance de recuperação e análise.PORQUEII. Devido ao modo de transmissão, filhos e filhas, assim como a mãe, não podem ser distinguidos entre si pelo mtDNA, e a análise desse material não deve ser ufilizada para fins de confirmação de paternidade.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. @ As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.Oasserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.O os asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
O DNA mitocondrial só é transmitido pela mãe, por isso ele não é usado para testes de paternidade, também não deve ser usado para identificação de corpos, pois é um material genético que não tem grande variabilidade genética.
O DNA mitocondrial do pai não é passado para o filho pois todas as mitocôndrias do espermatozoide são perdidas quando ele passa pela zona pelúcida do ovócito.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás