• Matéria: ENEM
  • Autor: whudyssonmontei6926
  • Perguntado 6 anos atrás

A maioria dos gêmeos monozigóticos não é idêntica, apesar de compartilharem o mesmo genótipo. Há, entre eles, diferenças fenotipicas podem ser observadas, como diferenças na suscefibilidade a doenças e em caracteres antropomórficos. Existem muitas explicações possíveis para essas variações, uma das quais é a existência de diferenças epigenéticas. Para testar essa hipótese, pesquisadores examinaram diferenças globais e Iócus-específicas na mefilação do DNA e na acetilação das histonas H3 e H4 em grande coorte de gêmeos monozigóticos. Parte dos resultados estão apresentados na figura a seguir, em que a barra preta representa um dos gêmeos e a barra branca, o outroConsiderando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.I.Os gêmeos monozigóticos constituem excelente exemplo de como os indivíduos geneticamente idênticos podem exibir variações, representando um modelo de estudo para o papel das modificações epigenéticas no estabelecimento do fenótipo.II.Fatores internos e externos podem repercufir sobre o fenótipo, alterando os padrões das modificações epigenéticas e, consequentemente, modulando informações genéficas por meio do silenciamento gênico.III.Hábitos como fumar, praticar atividades fisicas, escolher uma ou outra dieta, são alguns dos fatores externos que podem influenciar as modificações epigenéticas, o que corrobora as ideias evolucionistas de Lamarck.IV.O padrão de modificações epigenéGcas nos pares de gêmeos monozigóficos tende a divergir à medida que eles envelhecem.É correto apenas o que se afirma em @‘ I e II.OI e III.O III e IV. @ I, II e IV. OII, III e IV.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: Danas
2

A alternativa D) I, II e IV estão corretas.

Os externos que o individuo desenvolve não corroboram com as ideias evolucionais de Lamarck, pois Lamarck Acreditava que as característica genéticas dos pais passavam para os filhos e que esses teriam um repertorio similar.

Porém, no caso dos gêmeos monozigotos, é nítida a influência de fatores epigenéticos internos e externos na variação fenotípica de cada um, uma prova de que o genótipo não é o único fator importante.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares