O Plano Nacional de Educação (PNE) “[...] constitui uma expressão do planejamento, ferramenta usada pelas sociedades objetivando o alcance de metas estabelecidas para sua organização e desenvolvimento que nas políticas públicas guiam a ação governamental. Ou seja, planejar quer dizer selecionar diretrizes, estratégias, técnicas e modos de agir para que os governos busquem equacionar problemas por meio da intervenção e da regulação nos/dos setores sociais” (AZEVEDO, 2014, p. 266).
O PNE é construído com base em 10 diretrizes, tendo sido elaboradas 20 metas para 2014-2024. Considerando essas informações e os conteúdos estudados, responda: qual é a importância dessas metas para a educação brasileira? Explique por meio de exemplos.
Respostas
O Plano de Educação Nacional (PNE) apresenta-se como uma política pública de extrema importância à educação nacional, por estabelecer metas realistas e compatíveis com a realidade brasileira.
Com isso, é preciso que os educadores se baseiem nestas metas ao desenvolver suas próprias práticas pedagógicas, tornando possível o acompanhamento real dos alunos, ao considerar suas próprias necessidades e potencialidades.
Resposta:
Importância e exemplos
Explicação:
O Plano Nacional de Educação, com a elaboração de 20 metas, para os anos até 2024, estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação, procurando promover a qualificação do processo educativo, aumento do desempenho dos alunos, e reforço de recursos às instalações públicas, assim como os próprios educadores. Envolvendo a gestão e o financiamento desse projeto, com o acompanhamento feito a cada 2 anos.
Por conta disso, é extremamente importante que estas metas sejam cumpridas para garantir educação acessível e de qualidade em todos os níveis, da educação básica ao ensino superior, ampliar o investimento em relação ao PIB, e a universalização da educação infantil. Com esforço da União, Estados, DF e Municípios em conjunto para o alcance com êxito em competências.
- Erradicação do analfabetismo;
- Universalização do atendimento escolar;
- Melhoria da qualidade do ensino;
- Formação para o trabalho;
- Promoção humanística, científica e tecnológica do País.
- Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.