alguém pode explicar esse poema para mim pfvvv?
Que pode uma criatura senão,
Entre criaturas, amar?
Amar e esquecer, amar e malamar,
Amar, desamar, amar?
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
Sozinho, em rotação universal, senão
Rodar também, e amar?
Amar o que o mar traz à praia,
O que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
É sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
O que é entrega ou adoração expectante,
E amar o inóspito, o áspero,
Um vaso sem flor, um chão de ferro,
E o peito inerte, e a rua vista em sonho,
E uma ave de rapina.
Este o nosso destino: Amor sem conta,
Distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
Doação ilimitada a uma completa ingratidão,
E na concha vazia do amor à procura medrosa,
Paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
E na secura nossa, amar a água implícita,
E o beijo tácito, e a sede infinita.
Respostas
Para representar esta antítese, o eu-lírico utiliza-se de imagens marinhas. Neste sentido o mar, no dicionário de símbolos representa:
Símbolo da dinâmica da vida. Tudo sai do mar e retorna a ele: Lugar dos nascimentos, das transformações e dos nascimentos. Águas em movimento, o mar simboliza um estado transitório entre as possibilidades ainda informes as realidades configuradas, uma situação de ambivalência, que é a de incerteza, de dúvida, de indecisão e que pode se concluir bem ou mal. Vem daí que o mar é ao mesmo tempo a imagem da vida e a imagem da morte.
Outros símbolos manifestos na poesia como as palavras concha e deserto também comportam essa ambivalência. O primeiro “evocando as águas onde se forma, participa do simbolismo da fecundidade própria da água. Sua forma e sua profundidade lembram o órgão sexual feminino...”, mas a “concha está ligada também à idéia de morte pelo fato de ser a prosperidade que ela simboliza, para uma pessoa ou para uma geração, o resultado da morte do ocupante primitivo da concha, ou da morte da geração precedente.” O segundo se faz “a partir da simples imagem da solidão. É a esterilidade, sem Deus. É a fecundidade, com Deus...”
A palavra sal também apresenta um fio semântico muito expressivo no poema. Neste caso, sal é antítese do amor representando amargura, mas também é o tempero deste. (dialética).
Este conflito que perpassa a poesia, acaba se traduzindo entre o “efêmero e o eterno”, “transitório e definitivo”, tendo em vista que a continuidade que se requer do amor enquanto sinônimo de vida, o coloca no mesmo nível que o tempo: destruidor.
Desta forma, os objetos que o poeta se esforça por amar revelam a precariedade do ser humano. O amor é visto, portanto, pelo eu-lírico como negatividade, pois se desfaz, se esvai ao longo do tempo, estando por assim dizer estreitamente ligado a dor, ao frio, a secura. Na 4° estrofe a constatação do poeta fica mais explícita quando exprime: “Este o nosso destino: amor sem conta”, ou seja, doar a esse amor irrefreavelmente, porém nunca tê-lo de forma absoluta, pois ele é perecível como o tempo.
A frustração, a angústia, a impotência é reflexo da ausência deste amor que o ser humano sente, vendo “frustrar-se sua única possibilidade de absoluto, sua única chance de alçar-se acima de sua falácias”, sugerindo então o eu-poético, amar mesmo assim na ausência deste amor, a falta dele que acaba por se corporificar na sua dor, que nada mais é que o seu vazio.
Resposta:
Elas estão todas no sentido amar
02. •Malamar: sentido de não amar/ entrega ou adoração
•Desamar: não amar
•Ilimitada: sem limites
•Ingratidão: falta de gratidão
•Infinito: algo sem fim
03. Malamar
04. Por que ele achou que essa palavra demonstra oque muitos casais passam. ( Mal-amar: mal amar)
05. Não amar
Explicação:
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