Respostas
Resposta:
O processo que conduziu à República
A ideia de república não era nova no país; antes e depois da Independência o território brasileiro havia sido palco de várias rebeliões republicanas. Mas a Monarquia conseguiu reprimir esses movimentos, graças, principalmente, aos recursos obtidos com as exportações de café. Com o objetivo de conseguir espaço na política, um grupo formado por fazendeiros do oeste paulista e por profissionais liberais lançou, em 1870, o Manifesto Republicano, que defendia o federalismo e a República. O manifesto afirmava: "Somos a América e queremos ser americanos", ou seja, somos favoráveis a que o Brasil adote a República, assim como os demais países da América. Três anos depois de seu lançamento, foi fundado, em Itu, interior paulista, o Partido Republicano Paulista (PRP).
Nos anos 1880, o movimento republicano ganhou força: foram fundados centenas de clubes e dezenas de jornais republicanos por todo país; Foi quando a questão militar, nome dado a uma série de atritos entre os militares e Monarquia, acelerou ainda mais o processo que conduziu à República.
A questão militar
A principal razão dos conflitos entre os militares e a Monarquia foi a punição de dois oficiais do Exército, o tenente-coronel Sena Madureira e o coronel Cunha Matos. Esses oficiais foram punidos por denunciar casos de corrupção por meio da imprensa e por se manifestar publicamente a favor da Abolição.
O major Benjamim Constant uniu a mocidade militar contra a Monarquia, exercendo, assim, papel decisivo na proclamação da República.
No dia 9 de novembro de 1889, o major Constant discursou no clube militar pedindo poderes para mudar a situação dos militares e recebeu total apoio da mocidade militar ali presente
A Proclamação da República brasileira ocorreu em 1889, fruto de uma insatisfação entre militares contra a monarquia portuguesa. Este marco teve início com a crise do sistema monárquico, que tinha dificuldade de atender aos anseios e demandas da sociedade.
Diante deste descontentamento, em 1870 houve o surgimento do chamado Manifesto Republicano, organizando um golpe na monarquia em 1889. A monarquia passou a censurar as opiniões de militares em jornais, veta-los no envolvimento político e eram bastante interventores.
Baseado na defesa do estado laico, ideais positivistas, ampliação de votos, defesa da abolição, os militares realizaram movimentos de conspiração e derrubaram a monarquia em 15 de novembro de 1889, com liderança de Marechal Deodoro da Fonseca.
Bons estudos!