artigo de Sérgio Rodrigues-deletar, este verbo ninguém deleta mais a) O autor busca criar humor no título. Se o título fosse "Deletar, este verbo ninguém removerapaga/suprime mais", afetaria o humor do título? Explique.b) Por que a recomendação do dicionarista, de 1975, parece ultrapassada?c) Na opinião do autor, por que o verbo deletar é mais preciso do que apagar no contextoda tecnologia?d) Na comparação entre os termos em inglês, empregados na crônica, e o verbo deletar comovocê avalia a pertinência, ou seja, a validade do uso de certos estrangeirismos
Respostas
respondido por:
104
a) Sim, afetaria, visto que ao fazer a troca do verbo “deletar” muda o humor do título, sendo que seu uso sugere um jogo entre a palavra e a ação de apagar.
b) A recomendação parece atrasada, pois o verbo “deletar” foi aportuguesado há bastante tempo e não é possível mais deixar de usá-lo.
c) Deletar é mais preciso que apagar, porque apagar omite o fato de deletar significa apagar “no computador”.
d) É possível avaliar pelo fato do estrangeirismo ser válido para casos em que não há um termo mais adequado ou preciso no português.
Bons estudos!
respondido por:
13
Resposta:
A)-Sim, pois ao usar a forma verbal deleta, o autor reforça o seu uso no português por meio de um jogo de palavras.
B)-Porque, segundo Sérgio Rodrigues, a forma aportuguesada deletar veio para ficar.
C)-Porque o verbo apagar, nesse contexto, não dá conta de informar que o que se apaga desaparece do computador.
D)- o uso de determinados estrangeirismos pode enriquecer a língua, mas seu uso excessivo e desnecessário pode ser evitado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás