Respostas
Resposta:
1: Ouro de aluvião
Grande parte do ouro encontrado neste período estava presente nas chamadas minas de aluvião. Estas ficavam, principalmente, nas margens de rios, córregos e riachos. Os trabalhadores que faziam o serviço pesado nestas minas eram, principalmente, escravos de origem africana.
Os garimpeiros destas minas usavam a bateia, como principal instrumento, para encontrar as pepitas de ouro. Esta espécie de peneira, de tamanho grande, servia para separar as pedras de ouro (pequenas e em pouca quantidade) do cascalho presente nos rios.
Esta técnica era barata, porém pouco eficiente. Para compensar e obter lucro, o dono da minha utilizava grande quantidade de mão de obra, que devia trabalhar por longos períodos. Portanto, a mão de obra utilizada nestas minas era explorada ao extremo.
2: Grupiara
Nesta técnica, os garimpeiros pegavam cascalho e terra das encostas da montanha (com presença de ouro) e levavam até um local com água. Neste lugar, usavam a bateia para encontrar pepitas de ouro.
Nesta técnica, também era muito utilizada a roda d’água para levar a água até partes altas de montanhas com presença de ouro. Os garimpeiros ficavam na parte baixa, com a bateia, para encontrar o ouro que descia junto com a água e o cascalho.