Respostas
Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), A sociedade prevalece sobre o indivíduo. A sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação, pensamentos e sentimentos que não existem apenas nas consciências dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais. Em outras palavras, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguida por todos.
As leis são um bom exemplo do raciocínio de Durkheim, em todas as sociedades existem leis que organizam a vida em conjunto.
Enquanto a educação é um dos exemplos preferidos por Durkheim para mostrar o que é um fato social, o indivíduo, segundo ele, não nasce sabendo previamente as normas de conduta necessárias para a vida em sociedade, por isso, toda sociedade tem que educar seus membros, ou seja, fatos sociais são regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
Outro conceito importante para Durkheim é o de instituição, para ele, uma instituição é um conjunto de normas e regras de vida que as gerações transmitem umas às outras, exemplos de instituições: a igreja, o exército, a família, etc.
Assim, para Durkheim é a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais.