• Matéria: ENEM
  • Autor: Daiannyy9943
  • Perguntado 6 anos atrás

"A uma forma e inusitada de pensar, os gregos deram o nome de Filosofia. Essa palavra, atribuída a Pitágoras de Samos, é composta de filo (vinda de philia, amizade) e sofia (sophia, sabedoria), philosophía: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras de Samos teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, ser seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós, sábio)." (CHAUÍ, 2002, p. 15). Chauí (2002) atribuí o nascimento da Filosofia aos gregos. Segundo ela, foi Pitágoras o responsável pela designação que se referia ao "amor pelo saber", que mudou as bases do pensamento grego na antiguidade. Sobre esse desvelar do pensamento filosófico, podemos dizer que:

Respostas

respondido por: claudiacrispim
17

Resposta:

Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo. xplicação:

respondido por: mayarahgadelha
47

Resposta:

Aap1 - Filosofia da Educação - Corrigido pelo AVA em 21/05/2022

c)Trata-se da passagem do mito para a razão, momento em que os gregos buscaram novas formas de responder à origem do universo.

e)A palavra surge como o principal instrumento de poder, meio de comandar, opinar e também uma forma de direito político adquirido pelos cidadãos gregos.

b)Para Tales de Mileto, o fundador da filosofia, o princípio do universo era a água, presente em tudo e todos e responsável pela vida.

b)O período pré-socrático (ou cosmológico) e o período socrático (ou antropológico).

Espero que tenha ajudado.

Clica em melhor resposta e no coraçãozinho, por gentileza!

Perguntas similares