A discussão sobre a relação entre crítica, política e psicologia social implica a reflexão sobre a concepção de ciência em torno da qual se sustenta a produção da psicologia social, sendo a crítica entendida como uma prática que torna visíveis modos distintos de articular conhecimento e política.
Ao se considerar a diferenciação feita pelas Psicologias Social e Comunitária no que tange à Psicologia Política, são cabíveis duas diferentes conceituações. A esse respeito:
Escolha uma:
a. A Psicologia Politica e a Psicologia da política são termos opostos, sendo o primeiro relativo a duas entidades totalmente diferenciadas, enquanto o segundo pautado em uma única disciplina.
b. A Psicologia da Política refere-se a uma concepção crítica na qual o sujeito não encontra-se à margem dos conhecimentos políticos, mas sim, em um contexto permeado por teorias políticas.
c. A Psicologia Politica e a Psicologia da política são termos semelhantes utilizados de forma distinta em diferentes países para se referir a uma compreensão dos fenômenos sociais.
d. A Psicologia Política pauta-se nos pressupostos da neutralidade científica, onde os conhecimentos psicológicos são gerados a partir de instâncias científicas imparciais e neutras.
e. A Psicologia Política refere-se a uma concepção crítica, enquanto a Psicologia da Política diz respeito está pautada na neutralidade cientifica que entende a Psicologia e a Política como duas entidades distintas
Respostas
Resposta:
A Psicologia Política refere-se a uma concepção crítica, enquanto a Psicologia da Política diz respeito está pautada na neutralidade cientifica que entende a Psicologia e a Política como duas entidades distintas.
Explicação:
A afirmativa correta é a (E), visto que a Psicologia Política refere-se a uma concepção crítica, enquanto a Psicologia da Política diz respeito está pautada na neutralidade cientifica que entende a Psicologia e a Política como duas entidades distintas.
A relação entre crítica, política e psicologia social envolve a reflexão a respeito da concepção de ciência envolvida na sustentação da produção da psicologia social. Em que a crítica entendida envolve uma prática que torna visíveis maneiras distintas de articulação do conhecimento e da política.
A psicologia é referente a uma concepção crítica, já a psicologia da política se pauta da neutralidade científica que compreende a psicologia e a política.
Bons estudos!