• Matéria: Filosofia
  • Autor: jcheliga
  • Perguntado 7 anos atrás

“Sendo as sociedades clássicas fundadas em uma contradição que lhes é inerente, também o capitalismo estaria condenado a extinguir-se com a eclosão de um processo de revolução social. [...] Ao mesmo tempo em que cresce essa ‘massa’ [os operários modernos, os proletariados] da humanidade absolutamente despossuída aumenta também sua concentração em grandes centros industriais, sua capacidade de organização e de luta e a consciência de sua situação social. É o proletariado que Marx e Engels atribuem o papel de agente transformador da sociedade capitalista”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p. 50,51.

De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre a filosofia de Marx e de Engels, analise as assertivas a seguir:

I. Segundo Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a sociedade a vivenciar o que chamaram de crise do capital.
II. A alienação pode, para Marx e Engels, ser facilmente superada, desde que os donos dos meios de produção se comprometam a pagar salários mais justos.
III. Em suas proposições teóricas, Marx e Engels trabalham com conceitos antagônicos como produção e consumo, entre outros.
IV. Para Marx e Engels, as diferenças entre as classes são sutis, sendo difícil identificar quem pensa e quem executa as tarefas no mercado de trabalho.

Está correto apenas o que se afirma em:

A I e III
B II e III
C III e IV
D I e IV
E I e II

Respostas

respondido por: joselmacosta32
0

Resposta:

eu também preciso muito da resposta!

respondido por: elamambretti
12

De acordo com a filosofia de Marx e de Engels:

Está correto apenas o que se afirma em:  A. I e III

I. Correto. Para Marx e Engels, a contínua exploração do trabalho assalariado levaria a um processo de fundação da sociedade sobre novas bases, desaparecendo a propriedade privada dos meios de produção e o modo capitalista de produção.

II. Incorreto. Para Marx a alienação ocorre em diferentes níveis para o trabalhador: ao desassociar o produto do seu trabalho, em relação a si mesmo e ser unicamente como meio de sobrevivência.

III. Correto. para Marx e Engels, a sociedade é constituída de relações de conflito e é dessa dinâmica que surjam as mudanças sociais, isto é, da relação entre o que produzem e o que consomem.

IV, Incorreto. Para Marx e Engels as classes sociais são claramente identificadas entre os detentores dos meios de produção, os ricos capitalistas e a grande massa de trabalhadores, cuja condição é somente de sobrevivência.

Bons estudos!

Perguntas similares