• Matéria: Artes
  • Autor: camilacanalle2
  • Perguntado 7 anos atrás

“O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem.”

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985. p. 130.

Considerando as características da Indústria Cultural e sua influência na dinâmica da sociedade assinale a alternativa correta.

Alternativa 1: O objetivo da indústria cultural é proporcionar uma cultura diversa focada na pluralidade de ideias.
Alternativa 2: O objetivo da indústria cultural é proporcionar uma cultura diversa focada na pluralidade de ideias.
Alternativa 3: Devido ao fato de estar relacionada com a cultura e arte seus objetivos estão totalmente desvinculados a política e vida social.
Alternativa 4: A indústria cultural se apropria dos meios de cultura e os transforma em produtos do capitalismo sendo oferecidos ao público apenas com o intuito de entreter.
Alternativa 5: Na sociedade pós-moderna, através da indústria cultural as produções artísticas são criadas a fim de proporcionar uma emancipação racional de seu espectador.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

Na interpretação dos pensadores da Escola de Frankfurt a indústria cultural é uma forma de apropriação das técnicas artística que tira completamente qualquer capacidade reflexiva/crítica das obras. É correta a alternativa D.

Ela seria, nesta perspectiva, uma estratégica de alienação da população, que seria convidada a consumir a arte de massa (por meio dos cinemas e do rádio) e apenas repetir, sem refletir, as mensagens que estas obras transmitiam. Não por acaso, os regimes totalitários europeus usaram a arte de massa para difundir as suas ideias e perseguir os seus rivais políticos.

Perguntas similares