Leia o trecho a seguir:
Conforme TERRA e NICOLA (2008), a língua permite que realizemos a substituição de ideias e objetos por signos visuais [...] Segundo a relação com o objeto a que se refere, o signo visual pode assumir diferentes representações do real.
Fonte: TERRA, E.; NICOLA, J. Práticas de linguagem & produção de textos. São Paulo: Scipione, 2008, p. 27.
Considerando as informações trazidas e os estudos sobre as diferentes representações que os signos visuais podem assumir, associe os termos elencados a seguir com suas respectivas características.
1) Ícones.
2) Índices.
3) Símbolos.
( ) São signos que se fundamentam em convenções sociais e são arbitrários.
( ) São signos que mantêm uma relação de contiguidade física com os objetos a que se referem.
( ) São signos que apresentam analogia com os objetos a que se referem.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
Sequência: símbolos, índices e ícones.
Explicação:
Definições:
Símbolos: São os signos mais complexos, pois não tem qualquer relação de semelhança ou de continuidade com a o objeto representado. A relação é puramente convencional. Para compreender um símbolo é preciso aprender o que ele significa.
Quando criamos um logo para uma empresa, tendemos a expressar o conceito da marca através da forma. Isso pode ser feito através de uma tipografia ou desenho. Por isso a representação desse símbolo precisa ser semelhante ao conceito da empresa, não se pode deixar dúvidas a opinião das pessoas quanto a representação daquele símbolo.
Índices: Talvez os primeiros signos utilizados pelo homem, tem uma relação contínua com representação. Estabelece uma associação de uma coisa à outra através da experiência adquirida.
Esse tipo de signo varia de acordo com o repertório que cada pessoa tem. Eu poderia fazer um símbolo usando meu corpo, mas vocês só entenderiam se já tivessem visto aquele símbolo em algum momento da vida e compreendessem seu significado.
Outros exemplos de índices são nuvens negras no céu que indicam que vai chover, marcas de pegadas, algo escrito no quadro que representa que alguém passou por aí, expressões que nos indicam o que a pessoa está sentindo, entre outros.
Ícones: São signos que tem semelhança com o objeto real. São os mais fáceis de serem identificados.
Exemplos de Ícones são fotografias, desenhos, estátuas, filmes, entre outros.
Quando criamos uma mascote, estamos representando o conceito da empresa/serviço através do desenho, ou seja, aquela mascote passa a ser o ícone que representa a empresa.
Resposta:
resposta correta 3,2,1
Explicação:
feita a prova