• Matéria: Sociologia
  • Autor: nataliamelo14
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho a seguir: “A palavra signo provém do termo latim signum. Trata-se de um objeto, fenômeno ou ação material que, por natureza ou por convenção, representa ou substitui outro. É algo que representa algo, é um sinal.Um signo linguístico é uma realidade perceptível por um ou vários sentidos humanos, que remete para outra realidade que não está presente.” Fonte: Dicionário on-line de conceitos. Disponível em: . Acesso em: 12/08/2019. (adaptado) Considerando as informações apresentadas nesse excerto e os estudos realizados sobre os signos dentro do processo comunicativo, analise as afirmativas a seguir. I. Ao encontrarmos em um texto a palavra “casa”, temos uma representação gráfica, pois trata-se de um signo, composto de significante e significado. II. Ao realizarmos a leitura de um texto, pronunciando a sequência /sala/, temos uma representação sonora, pois trata-se de um significado. III. Ao observarmos, em um cartaz, a imagem de uma pessoa com o indicador sobre a boca, temos um signo, pois há um significante, a imagem, e um significado, o conceito de silêncio. IV. Ao observarmos a imagem de um conqueiro em um cartaz, temos um desenho; ou seja, trata-se de um significado. Está correto apenas o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Todas as alternativas estão corretas.

A  linguagem parte do pressuposto básico que nós enquanto indivíduos possuímos uma série de signos e sinais que auxiliam em nossa expressão para nos comunicarmos.

Sabendo disso, a mente atua como um catalizador do que ouvimos, vemos e aprendemos, e, quando o indivíduo utiliza a atitude filosófica, ele pode tomar as próprias conclusões sobre essa relação, evidenciando seu pensamento que é passível de questionamento, ou seja, nenhuma certeza é a razão para todas as coisas, pois as linguagens e a mente se relacionam como um só.

respondido por: aledani0310
14

Resposta: I e II Estão corretas  Explicação:

Perguntas similares