Respostas
Em relação a mantos e pelos protegendo do frio, normalmente temos uma ideia errada do fenomeno que se acontece.
Sabemos que na natureza sempre as coisas mais quentes fornecem energia termica para as menos quentes, até que todas as coisas ao redor estejam na mesma temperatura que chamamos de "equilibrio termico".
Quando uma coisa mais quente fornece calor para outra menos quente, nesta caso existe entre as duas o que chamamos de "fluxo termico", que é a passagem de calor.
O fluxo termico pode ser calculado por equações físicas que não interessam agora na explicação, o importante deste fluxo agora é o fato de que nesta equação o fluxo é inversamente proporcional a espessura do material que está entre a fonte quente e a fonte fria, ou seja, quanto maior a espessura do material entre os dois menos é o fluxo de calor.
Assim o que o manto e os pelos fazem na verdade é colocar um material entre o corpo do animal (quente) e o lado externo do corpo (frio), fazendo com que o fluxo de calor seja menor e o corpo do animal perca menos calor.
Um curiosidade sobre este assunto também é que tanto animais quanto seres humanos não são capazes de sentir calor ou temperatura das coisas, nossos corpos só são capazes de sentir o fluxo de calor, então as vezes podemos sentir mais frio em um coisa do que em outra mesmo elas estando na mesma temperatura.
Faça o teste você mesmo, pegue algo de metal, como chaves, ou talheres e compare a temperatura com algo de madeira, como portas e janelas, e veja qual você acha mais quente e qual acha mais frio.
Você provavelmente vai achar que o objeto de metal está mais frio que o de madeira, mas na verdade os dois estão na mesma temperatura, porém metais tem fluxo de calor maior que o de madeira, então você sente o fluxo de calor mais forte com metal do que com madeira, umas vez que o corpo humano é sempre mais quente que o ambiente, pois está sempre produzindo calor.