Certos tipos de microrganismos unicelulares, como os protozoários que vivem em lagos, apresentam vacúolos
pulsáteis, estruturas que bombeiam constantemente água para fora da célula. A partir dessa informação, defina se o meio (lago) é mais ou menos concentrado que o interior da célula desse microrganismo.
estou no nono ano, pfv uma resposta que seja explicativa e resumida pq eu li outra q n entendi nd
Respostas
Explicação:
Em lagos a água é "doce", o que significa que possui baixa quantidade de sais em sua composição. Assim, pode-se concluir que o protozoário é mais concentrado em sais que o lago. De acordo com a osmose, a água sempre passa voluntariamente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, para gerar equilíbrio. Dessarte, a água do lago tende a entrar no protozoário para "diluir" seus sais (como se faz com um suco quando está muito forte, por exemplo ). Então, para não ficar com quantidade excessiva de água em seu interior e estourar, o vacúolo do protozoário joga a água para fora novamente.
O meio de água doce(lago) é hipotônico em relação ao protozoário, ou seja, menos concentrado do que a célula do organismo.
Vacúolos pulsáteis
Os vacúolos pulsáteis estão presentes apenas nos protozoários de água doce, como lagos, uma vez que sua célula é mais concentrada do que o meio em que ele está imerso. Assim, pela osmose, isto é, transporte de água do meio menos concentrado para o mais concentrado a água entra na célula do protozoário, na busca por igualar as concentrações.
Entretanto, se muita água entrar, sua célula se rompe(lise celular). Assim, os vacúolos impedem esse rompimento, por meio do bombeamento de água para fora da célula.
Outra questão sobre vacúolos pulsáteis:
https://brainly.com.br/tarefa/4974786