Um dos pilares da colonização por exploração implantada na América Portuguesa foi o uso de mão de obra escravizada. Esclareça por que esse tipo de mão de obra impediu o maior desenvolvimento de lugares onde essa prática foi adotada.
Respostas
Nos países onde houve a colonização de povoamento, como nos EUA, por exemplo, a intenção maior deles era enriquecer a metrópole e a colônia, ou seja, eles não queriam somente explorar os recursos. Porém, no caso do Brasil, que usou mão de obra escrava, o interesse exclusivo era enriquecer somente a metrópole, sem deixar praticamente nada para a colônia. Com isso, foi extremamente difícil haver o desenvolvimento, já que os recursos econômicos principais foram todos levados para fora do país.
A mão de obra escravizada impediu o maior desenvolvimento de lugares onde essa prática foi adotada, porque eles não estavam qualificados para realizar os trabalhos necessários para impulsar a economia.
Mão de obra escravizada
Na colonização implantada na América Portuguesa para realizar diversas tarefas foi usada mão de obra escravizada, em princípio os indígenas e logo os africanos, os quais eram pessoas que não tinham nenhum tipo de educação nem conhecimentos especializados.
Caso contrário aconteceu na colonização da América Inglesa, a qual foi por ocupação, ou seja, se enviou para os territórios de América do Norte pessoal especializado e instruído para morar nessas áreas e desenvolve-las economicamente.
Entenda mais sobre a colonização em: https://brainly.com.br/tarefa/31034929