A imagem a seguir, produzida em abril de 1961, tornou-se muito famosa e ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo de 1962. Nela, vemos o então presidente Jânio Quadros, cujos posicionamentos e temperamento provocavam polêmicas, caminhando na ponte que liga a cidade de Uruguaiana (RS) a Libres, na Argentina, onde encontraria com Arturo Frondizi, presidente argentino. Algum tempo depois, o presidente renunciou, com apenas 7 meses no governo.
Observe a fotografia e analise as afirmativas.
001
Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2018.
I. Trata-se de uma fotografia que só tem sentido como um registro do momento histórico e, por isso, não pode ser considerada um texto.
II. A posição das pernas de Jânio Quadros tem apenas significado cômico, exatamente da mesma forma que teria se o protagonista fosse qualquer pessoa.
III. A fotografia apresenta valor simbólico, pois o desequilíbrio e a indecisão dos passos representam a incerteza política do período.
É correto o que se afirma somente em:
a.
I.
b.
II.
c.
III.
d.
I e III.
e.
II e III.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a letra C: III.
I – Incorreta. A fotografia de Jânio Quadros pode ser considerada um texto. É classificado como um texto verbal visual.
Um texto verbal visual é definido como àquele que apresenta ícones visuais, figuras, formas, formatos, cores, símbolos, tons e demais elementos visuais.
II- Incorreta. A posição das pernas de Jânio Quadros não é cômica, apenas é simbólica.
III- Correta. As pernas de Jânio Quadros é retratada na fotografia de forma simbólica, transmitindo a incerteza daquele período conturbado na política brasileira.
O presidente deixou o cargo 7 meses depois da fotografia.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás