• Matéria: Administração
  • Autor: luankarlos18p0k0tv
  • Perguntado 6 anos atrás

Em sua 227ª reunião, última reunião do ano de 2019, o Copom (Conselho de Política Monetária) órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic, decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 4,50% a.a. Essa foi a quarta redução seguida dos juros esse ano.
A atualização do cenário básico do Copom pode ser descrita com as seguintes observações: Dados de atividade econômica a partir do segundo trimestre indicam que o processo de recuperação da economia brasileira ganhou tração, em relação ao observado até o primeiro trimestre de 2019. O cenário do Copom supõe que essa recuperação seguirá em ritmo gradual.

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) definida pelo Banco Central, é a taxa básica de juros da economia. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras, e por consequência, influencia também o nível de atividade econômica e os preços.
A Selic reduziu-se paulatinamente ao longo do tempo. Essa taxa já apresentou patamares altos chegando a 45% a.a. (ao ano) em 1997. Em dezembro de 2019, em meio a um ciclo de cortes, a Selic chega a 4,5 % a.a. (ao ano), e assim, atingi seu menor nível, representando um marco histórico para a economia brasileira.
Esse menor patamar da taxa Selic, pode provocar impactos significativos na economia, pois, dado que a taxa de juros desempenha um papel chave na tomada de decisões econômicas e interfere nos preços e nos custos de todos os setores da economia, ela pode afetar diretamente agentes econômicos como consumidores e empresas e também os mercados financeiro e de capitais.

Mediante a este cenário histórico para a economia brasileira, responda:

1. Com a Taxa Selic a 4,5% a.a. (ao ano), descreva qual o impacto dessa taxa sobre a poupança.

2. Disserte sobre o impacto da redução da taxa de juros sobre o consumo das famílias.

3. As decisões de investimentos levam em conta a taxa de juros aplicada. Assim, mediante a este cenário de redução da taxa Selic para 4,5 % a.a., faça uma análise do impacto dessa taxa sobre os investimentos das empresas.

4. Descreva o impacto da redução da taxa de juros sobre o Valor Presente líquido de um empreendimento.

5. Faça uma análise técnica descrevendo como a redução da taxa Selic para 4,5 a.a (ao ano) impacta no mercado de ações.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
3

1 – Essa taxa sobre a poupança é impactada, visto que o cálculo dos rendimentos da taxa de juros da poupança depende da Selic (70% da Selic + TR).

2 – A taxa Selic mais baixa faz com que as operadoras de crédito e as instituições financeiras oferecerem crédito a juros mais baixos, o que favoreceria o consumo familiar.

3 – O investimento em renda fixa e no aumento da produtividade pelas empresas é bastante atrativo, pois torna o crédito mais baixo.

4 – O Valor Presente Líquido envolve os pagamentos futuros que são menores devido aos juros mais baixos.

5 – De uma forma geral, os investidores percebem que os investimentos em renda fixa oferecem uma taxa de retorno mais baixa.

Bons estudos!

Perguntas similares