Piaget realizou estudos e pesquisas acerca do desenvolvimento moral e construiu uma teoria que é a base da maioria dos estudos sobre o tema na atualidade, tais como a teoria de Lawrence Kolhberg, por exemplo (Menin; Trevisol, 2011). O desenvolvimento moral vai evoluindo com o avanço e a faixa etária da criança e, a partir disso, Kolhberg apresenta três fases do desenvolvimento moral.
MENIN, M.S. de S.; TREVISOL, M. T. C. Educação Moral: o que tem acontecido nas escolas públicas brasileiras? In: D'AUREA-TARDELI, D.; PAULA, F. V. de. (Org.) O Cotidiano da escola: as novas demandas educacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Quanto a definição das fases do desenvolvimento moral, analise as afirmativas a seguir:
I. A anomia, que vai até os cinco anos, abarca o período em que a criança segue as regras, mas não a compreende enquanto moral.
II. A heteronomia, que ocorre em crianças até nove ou dez anos de idade, é aquela em que a moral é vista como autoridade.
III. A autonomia, período em que a criança já compreende as regras, é considerada o último estágio do desenvolvimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Explicação passo apasso:
alternativa I e III anomia (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas.
autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás