Para uma boa gestão de uma granja, é fundamental, no entender da Embrapa Suínos e Aves, definir as metas de produtividade a serem atingidas e a forma como os dados serão anotados e organizados, dando clareza sobre a obtenção ou não das metas traçadas. Um ponto de vista importante identificado junto aos produtores foi a dificuldade que eles têm de registrar os dados para uma boa gestão da produção. Grande parte do sucesso de uma granja de suínos depende da avaliação e acompanhamento de indicadores de produtividade e da obtenção de bons índices produtivos, baseados em dados reais registrados na granja. No Brasil, existe uma variabilidade enorme de tamanho de granjas. Granjas grandes normalmente utilizam sistemas informatizados para subsidiar a gestão da granja, o que geralmente não acontece com granjas menores. Então, para que possa de fato gerir uma granja de suínos, o produtor necessariamente deve utilizar um sistema informatizado ou organizar as informações básicas da produção em fichas especiais que permitam a obtenção dos principais indicadores da produção.
Os índices produtivos mínimos da granja são capazes de orientar os produtores e técnicos na tomada de decisão e correção de possíveis falhas, eles podem ser divididos em: índices produtivos, índices de crescimento e índices de plantel.
I. Diz respeito aos Índices reprodutivos: Índices da gestação e maternidade até o desmame, número de leitões desmamados/porca/ano.
II. Diz respeito aos Índices reprodutivos: os intervalos de partos, partos/porca/ano, taxa de parição, porcentagem de repetição do cio.
III. Diz respeito aos Índices de crescimento: índices gerais que resumem a eficiência de uma granja e sintetizam todos os demais, facilitando a comparação entre diferentes sistemas de produção.
IV. Diz respeito aos índices de crescimento: só não envolve a creche e a terminação, fazem parte todas as eventuais fazes intermediárias entre o desmame e a venda dos animais produzidos.
V. Diz respeito aos índices de plantel: peso de leitão desmamado/porca/ano ou peso de cevados vendidos/porca/ano; conversão alimentar de rebanho; taxa de descarte; reposição e modalidade de matrizes; composição etária do plantel reprodutivo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II, III, IV e V.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, II, III e V, apenas.
d.
I, II e V, apenas.
e.
I, II, IV e V, apenas
Respostas
Resposta: Letra D, I, II e V.
Explicação:
Índices reprodutivos: índices da gestação e maternidade até o desmame – número de leitões desmamados/porca/ano, intervalo de
partos, partos/porca/ano, taxa de parição, porcentagem de repetição
do cio, entre outros.
Índices de crescimento: envolvem a creche e terminação e todas
as eventuais fases intermediárias entre o desmame e a venda dos
animais produzidos – Conversão Alimentar (CA), Ganho de Peso
Diário (GPD) e taxas de mortalidade e descarte.
Índices de plantel: são índices gerais que resumem a eficiência de
uma granja e sintetizam todos os demais, para facilitar a comparação entre diferentes sistemas de produção – peso (Kg) de leitões
desmamados/porca/ano ou peso (Kg) de cevados vendidos/porca/
ano; conversão alimentar de rebanho; taxas de descarte, reposição e
mortalidade de matrizes; composição etária do plantel reprodutivo
(ordem de parição das matrizes alojadas) (MACHADO, 2014).
Resposta:
I, II e V, apenas.
Correto
Explicação: