porque o Estreito de Gibraltar foi uma região tão importante no final da idade média e após o século XV??
Respostas
Resposta: Pois qualquer mercadoria que quisesse chegar a Ásia ou vinha dela teria que passar por esse estreito para não ter que fazer um percurso longo e até então inexplorado pelos europeus, contornar a África.
Resposta:
Por sua localização estratégica.
Explicação:
O Estreito de Gibraltar (Pilar de Hércules) é uma faixa de menos de 15 km que fazem com que o Oceano Atlântico conecte-se com o Mar Mediterrâneo. Se algum Império possuísse ambos os lados, o estreito poderia ser facilmente fechado impedindo a passagem de navios mercantes. Após a Guerra Peninsular e a Guerra da Coroa Espanhola, o Reino Unido como forma de pagamento adquiriu Gibraltar no Tratado de Utrech, desde então ele tem tido posições estratégicas que se destacaram principalmente na Segunda Grande Guerra.
O Eixo tinha miitos parceiros comerciais na América do Sul como o Brasil e Argentina, e no Mediterrâneo como a Itália e a sua colônia da Líbia, França de Vichy, Bulgaria; e o Japão no leste asiático. Gibraltar e Suez impediam a passagem dos navios mercantes que iam à países do Eixo e serviram de base aérea, militar e naval. Isso enfraqueceu a economia do Eixo que revidou com as minas navais do Atlântico.