Respostas
Resposta:
Para a utilização do lipidio é necessario converte-lo em carboidrato
Explicação:
Para a utilização do lipidio é necessario converte-lo em carboidrato (açúcar), essa conversão é caso usemos o lipidio como fonte de energia para nosso corpo, mas é legal lembrar que o lipidio assume outros papeis no corpo humano, como isolante termico.
Agora vamos por partes, embora o lipido seja mais energetico, são os carboidratos a principal fonte de energia do corpo, enquanto há carboidrato no corpo, os lipidios permanecem guardados (quando em grande excesso viram nossa gordurinha da barriga rs). Supondo que acabe o carboidrato do seu corpo, seu corpo vai recorrer aos lipidos armazenados, como disse, vamos precisar transforma-los em carboidratos, o nome desse processo é GLICONEOGENESE (traduzindo esse nome feio e grande: glico= açúcar neo= novo, nova forma, ou seja, obtençao de glicose de outra forma que não seja atraves dos carboidratos), esse processo ocorre no figado com o estimulo de hormonios como: cortisol, cortisona e STH..
Lembrando que carboidrato em excesso também não é legal pois vai chegar uma hora que seu corpo não usará todo aquele açucar, então ele vai pensar: "bom vou guardar esse açucar que depois eu uso", porém não armazenamos os açucares como açucares, precisaremos transforma-los em lipidios devido ao carboidrato pesar mais que o lipidio e também ser soluvel em agua, o lipidio é mais leve e insoluvel em agua. Quando quebramos os carboidratos em glicose, resultaremos em moleculas de Acetil- coA, que depois são convertidas em acidos graxos e ai se juntam ao glicerol formando os lipidios pronto para serem armazenados.