• Matéria: Informática
  • Autor: shippandotp
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia a seguir um trecho da reportagem do portal Nexo Jornal, a respeito da propagação de fake news e das ações que algumas empresas têm tomado com vistas a combater este problema.


“MENOS ESPAÇO PARA IMPRENSA


A imprensa, que é tradicionalmente responsável por checar os fatos e construir narrativas baseadas na realidade, tem tido obstáculos para disputar espaço nas redes sociais. Em junho, o Facebook alterou seu algoritmo de forma a diminuir o alcance de postagens de sites noticiosos e privilegiar o de amigos e familiares. Em paralelo, a imprensa que checa fatos antes de publicá-los compete por espaço com uma ampla gama de veículos de informações falsas. Um site com um bom design pode bastar para convencer um leitor da veracidade de uma informação.

O que o Facebook tem feito após as críticas

Apontado por veículos de mídia após a eleição de Trump como a plataforma-chave para a proliferação de boatos que fazem parte da “pós-verdade”, o Facebook anunciou uma medida prática: sites que compartilham conteúdo falso não poderão usar a sua rede de anúncios, que permite que eles exibam propaganda e ganhem dinheiro com isso. A empresa seguiu o mesmo caminho do Google, que já havia determinado que sites que divulgam informações inverídicas serão proibidos de usar o Google AdSense, sistema de remuneração por anúncios. Os críticos à maneira como o Facebook se organiza, no entanto, dizem que são necessárias outras medidas. O site Vox, por exemplo, defende que a rede social mantenha uma equipe editorial qualificada para avaliar e classificar os conteúdos noticiosos. A revista “Business Insider” recomenda que ele faça a classificação de conteúdos como o Google, dando mais peso para veículos relevantes ou verificados.”

FÁBIO, André Cabette. O que é ‘pós-verdade’, a palavra do ano segundo a Universidade de Oxford. Disponível em < goo.gl/LYQ3q8>. Acesso em 01 mar. 2020.


A partir da leitura do excerto, analise as afirmações a seguir.


I. Uma tendência observada entre os usuários na contemporaneidade é a busca por informações em sites não confiáveis em vez dos grandes canais de informação, de modo que a imprensa tradicional tem perdido espaço frente a vasta quantidade de canais de informação disponíveis na atualidade.
II. De acordo com a reportagem, o simples fato de um site apresentar um bom aspecto visual já é o suficiente para que muitos usuários acreditem piamente nas informações ali veiculadas.
III. Visando frear a propagação de fake news, o Facebook decidiu que apenas sites que veiculam boatos configurados como pós-verdade poderão utilizar sua rede de anúncios pagos.
IV. Críticos ao Facebook consideram a exclusão de sites de notícias falsas de seu sistema de remuneração de anúncios como uma medida insuficiente para o combate às fake news, sendo importante, também, por exemplo, a tomada de medidas como a criação de grupos responsáveis pela avaliação e classificação das informações noticiadas pelos canais suspeitos.


É correto o que se afirma em:


Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: FelpsMaicon
81

Resposta:

I, II e IV

Explicação:

respondido por: winederrn
72

O gabarito é dado pela alternativa (4).

Porque a veiculação de boatos reafirmam a compartilhamento das fake news (notícias falsas), o que é maléfico para toda a sociedade.

Ainda, vale destacar que o Facebook não consegue eliminar todas as fake news que são compartilhadas de forma inocente por uma grande parte dos usuários (principalmente o público mais jovem).

Dessa forma, o Facebook conta com o apoio dos seus usuários para avaliar e relatar sobre os possíveis casos de fake news dentro da plataforma.

Lute e acredite em seu potencial!


pliciakatiana: I,II E IV
mesakeoliveira: Quem tiver interesse em entrar no grupo de de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unicesumar pode me chamar no privado: 048991107744
Perguntas similares