A globalização criou um padrão de comunicação, por meio da utilização de um idioma dominante – atualmente o inglês. A língua franca diminui barreiras de comunicação e acelera o processo de negociação e compreensão das diversas realidades locais. Sobre a língua franca e a internacionalização, marque (V) para afirmações verdadeiras e (F) para alternativas falsas.
Respostas
A globalização é um fenômeno que ocorre no mundo pelo menos desde o século XVI, com a expansão das grandes navegações, é o que defendem alguns estudiosos. Um dos fundamentos do processo moderno de globalização é o uso da língua franca, que é o inglês.
(v) A utilização da língua franca permite comunicarmos com populações que antes eram inacessíveis;
Correto. Algumas populações não poderiam ser compreendidas em outros momentos históricos, dada a grande diferença entre as línguas do mundo. É o caso, por exemplo, de um encontro entre um chinês e um francês: os dois podem utilizar a língua franca para se entenderem.
(v) A língua franca não só traz palavras compreendidas por diversos povos, como também traz consigo valores e costumes;
Correto. Além de trazer um vocabulário e uma construção frasal compreendível por diferentes sujeitos, a língua franca carrega consigo aspectos culturais de suas origens (Inglaterra e EUA).
(f) A língua franca permite que as negociações internacionais sejam feitas desconsiderando a cultura local, baseando-se apenas nos costumes mais difundidos.
Falso. A língua franca não é, sozinha, capaz de resolver a negociação. Habilidades sociais são ainda fundamentais.
(v) Entre esses costumes o ato de negociar apresenta-se cada vez mais universal, como o aperto de mão e o registro das intenções em documentos escritos.
Correto. A negociação é algo típico da cultura Ocidental, e esta cultura tem sido expandida para regiões que adotam a língua franca.