Um mapa do continente africano do início do século 18 e compare com o do final do século 19. Destaque as consequências da conferência de Berlim (1884-1885) nas fronteiras desses países
Respostas
A Conferência de Berlim fez com que praticamente toda a África (restaram livres apenas a Libéria, "patrocinada" pelos Estados Unidos, e a Etiópia) fosse ocupada por potências europeias, que dividiram entre si (e estabeleceram as fronteiras) estes territórios.
As fronteiras dos países foram traçadas sem levar em consideração questões étnicas, históricas ou culturais, de modo que separou etnias em dois países e colocou dentro da mesma fronteira povos historicamente rivais, o que, no século seguinte, acabaria facilitando as guerras civis no continente.
Resposta:
No início do século XVIII, a presença europeia em África limitou-se a acordos comerciais estabelecidos entre os portugueses e alguns povos locais e colônias europeias espalhadas por vários países, e no final do século XIX o continente estava completamente ocupado e colonizado pelos colonos. potência europeia.
A Conferência de Berlim levou à formação de estados no continente africano que não respeitavam as diferenças raciais ou culturais entre os povos indígenas, colocando povos historicamente hostis dentro das mesmas fronteiras, o que ajudou a explicar a frágil situação política do continente no século seguinte.
Explicação: