Segundo Habermas, a modernidade vive da experiência de se revoltar contra tudo que é normafivo. Essa revolta é uma maneira de neutralizar padrões tanto da moral quanto da umidade. O espírito moderno, de vanguarda, tem procurado em vez disso utilizar o passado de modo diverso, servindo-se daqueles passados que se tornaram disponíveis pela erudição objetivante do historicismo, muito embora simultaneamente se oponha à história neutralizada que se encontra encerrada no museu do historicismoNesse contexto, avalie as afirmações a seguir.A modernidade é sinônimo de crífica e se identifica com a mudança, não é a afirmação de um principio intemporal, mas o desdobrar da razão crífica que, sem cessar, se interroga, se examina e se destrói para renascer novamente. A modernidade questiona a autoridade de modelos normativos do passado como, por exemplo, o da tradição arflstica clássica.A ideia de patrimônio cultural surge no âmbito da modernidade que pressupõe uma relação reflexiva com o passado e com a tradição, bem como na distinção entre monumento e monumento histórico, onde o primeiro procura trazer à lembrança "alguma coisa" e o segundo propõe o conhecimento do passado através da erudição histórica.III. A Itália foi o primeiro país europeu a implantar uma estrutura institucional de defesa do patrimônio quando transformou em monumento histórico a estatuária, baseada no conceito Aristotélico de perfeição sugerido pela natureza, bem como a arquitetura neoclássica romanaAs políficas de patrimônio fiveram início com o Iluminismo, que acreditava no avanço infinito em direção ao aperfeiçoamento social e moral, e encarregou o Estado de avaliar e determinar o que seria estéfica ou historicamente significafivo de ser protegido e listado como patrimônio cultural.É correto apenas o que se afirma em@ I e II.O I e III. @ II e IV.fg I, III e IV.@ II, III e IV.
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Respostas
A relação entre patrimônio e modernidade é bastante complexa, e perpassa temas como o iluminismo, por exemplo.
I. A modernidade é sinônimo de crítica e se identifica com a mudança, não é a afirmação de um principio intemporal, mas o desdobrar da razão crítica que, sem cessar, se interroga, se examina e se destrói para renascer novamente. A modernidade questiona a autoridade de modelos normativos do passado como, por exemplo, o da tradição artística clássica.
Correto. A modernidade é uma crítica profunda das ideias do passado, principalmente relacionadas às ideias clássicas e cristãs. Mudança e transformação são sinônimos dessa era.
II. A ideia de patrimônio cultural surge no âmbito da modernidade que pressupõe uma relação reflexiva com o passado e com a tradição, bem como na distinção entre monumento e monumento histórico, onde o primeiro procura trazer à lembrança "alguma coisa" e o segundo propõe o conhecimento do passado através da erudição histórica.
Correto. A ideia de patrimônio ascende em um contexto de profundas transformações, na medida em que se busca alguma estrutura pela qual possamos visualizar o passado e dar sentido à nossa existência.
III. A Itália foi o primeiro país europeu a implantar uma estrutura institucional de defesa do patrimônio quando transformou em monumento histórico a estatuária, baseada no conceito Aristotélico de perfeição sugerido pela natureza, bem como a arquitetura neoclássica romana
Falso. A Itália não foi o primeiro país a implantar uma estrutura desse tipo.
IV. As políticas de patrimônio tiveram início com o Iluminismo, que acreditava no avanço infinito em direção ao aperfeiçoamento social e moral, e encarregou o Estado de avaliar e determinar o que seria estética ou historicamente significativo de ser protegido e listado como patrimônio cultural.
Falso. O iluminismo foi contrário à defesa do patrimônio, dado que defendia uma completa renovação de tudo. Basta analisar a história das destruições de patrimônio realizadas por esta tradição intelectual.