• Matéria: ENEM
  • Autor: Larissaleal5514
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho — OIT, o fenômeno dos jovens que não trabalham nem estudam (geração "nem - nem") cresce em todo mundo. No Brasil, o relatório destaca que a taxa da geração "nem - nem" é maior entre as mulheres negras que entre homens com a mesma idade (15 a 29 anos). O IBGE mostra uma população de 9,6 milhões de jovens, a maioria mulheres, que integra o grupo dos "nem - nem", ou um em cada cinco brasileiros na faixa entre 15 a 29 anos.Considerando o fenômeno geração "nem - nem" que produz mudanças no mundo do trabalho,avalie as seguintes afirmações.I.O texto revela que o fenômeno da geração dos que nem trabalham e nem estudam cresce no mundo todo, o que permite deduzir que não é um problema apenas dos países em desenvolvimento como o Brasil.II.O estudo da OIT demonstra um nível preocupante de desemprego da população jovem mundial, que também não está buscando uma capacitação profissional e educacional, o que compromete a mobilidade social.III.O Brasil se destaca na pesquisa dos "nem - nem" pelo índice de mulheres negras nessa situação, o que confirma um grave problema social brasileiro: historicamente, os negros apresentam indicadores sociais mais baixos.IV.A maioria dos que integram o grupo dos "nem- nem" são mulheres, o que torna os dados intrigantes, pois as mulheres se destacam no mercado de trabalho, e a maternidade faz com que a escolaridade e o crescimento profissional sejam contínuos.É correto apenas o que se afirma em@‘ I e IV. OII e III. O III e IV.@ I, II e III.O I, II e IV.

#ENADE

Respostas

respondido por: maarigibson
4

A alternativa correta é a D – as assertivas I, II e III são verdadeiras.

As relações de trabalho e consumo são pautadas nos modelos existentes desde que o capitalismo surgiu para mudar as referências sociais. Porém, os tipos de influência são diferentes no decorrer dos séculos.

Atualmente, a geração dos que não trabalham nem estudam cresce, não sendo um problema só dos países em desenvolvimento, apesar dos indicadores sociais mais baixos desses, mas aflige também países desenvolvidos.

Perguntas similares