A Coroa portuguesa decidiu que só faria doações de capitanias para pessoas que pudessem, com seu próprio patrimônio, desenvolvê-las e povoá-las. Assim, selecionou os donatários de capitania, segundo o serviço prestado ao Reino nas conquistas da Índia e da Africa ou que realizaram serviços administrativos. Muitos queriam conseguir aqui o título de nobre, porém a Coroa regulava essa concessão. Mas, mesmo não conseguindo o título, os senhores de engenho não abriam mão de viver aqui como nobres, possuíam poder dentro de suas terras e foram desenvolvendo uma trama de relações, reforçando ainda mais sua influência e poder. Analise as afirmativas a seguir: I. Os donos de engenho tinham milícias para manter a segurança, que era também uma maneira ostensiva de manter prestígio e poder. II. Havia também a política de casamentos arranjados, beneficiando os interesses das famílias. III. Quando não conseguiam as negociações por meio da política, recorriam aos meios informais, como o suborno, exercendo constante pressão nos funcionários da administração da Coroa. IV. Os donos de engenho buscavam a ética e a moral como fundamentos de seu comportamento. Escolha a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
13
Sobre os aspectos da colonização portuguesa no Brasil, temos que a resposta certa são as alternativas I, II e III.
Isso porque quando teve inicio a colonização portuguesa no Brasil várias foram as tentativas de alavancar o país no sentido econômico em que podemos citar a divisão entre capitanias hereditários, por exemplo.
Nesse sentido, é importante notar que havia muita corrupção no sentido de divisão das terras e proteção delas por parte dos colonos, além de políticas como casamentos arranjados.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás