1)
Na Idade Moderna, com o interesse das famílias nobres de que seus filhos surdos pudessem ter privilégio perante o Código Justiniano, surgem os primeiros educadores de surdos, sendo na maioria religiosos, entre os quais se dividiam entre os adeptos ao uso da língua de sinais (método visual) e os contrários (método oral), sendo criadas diferentes metodologias de ensino para surdos.
Neste contexto considere as afirmativas:
I – Nesta fase há um destaque para Ponce de Léon, que desenvolveu um alfabeto manual.
II – O alfabeto desenvolvido por Ponce de Léon é usado universalmente.
III – O método visual recebia maior projeção devido ao Código de Justiniano.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
As afirmativas I e II estão corretas.
c)
A afirmativa I está correta.
d)
As afirmativas II e III estão corretas.
e)
A afirmativa II está correta.
2)
Existem aspectos biológicos que influenciam na surdez ou na deficiência auditiva. As perdas auditivas podem ser classificadas quanto ao momento em que ocorrem, relacionando o período da aquisição e desenvolvimento da linguagem. A deficiência auditiva que pode ter como causas a predisposição genética, hereditariedade como síndromes, malformações de orelha, doenças contraídas pela mãe no período gestacional ou ainda, que pode ocorrer no momento do parto, como a prematuridade com baixo peso, anóxia cerebral ou até através de um trauma de parto, é classificada como:
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Pós-lingual
b)
Mistas
c)
Condutivas
d)
Bilateral
e)
Pré-lingual
3)
Várias políticas públicas têm surgido no intuito de garantir os direitos das pessoas com deficiências.De acordo com o Decreto nº 5.626/05 "considera-se deficiência auditiva a perda _______, parcial ou total, de quarenta e um decivéis (41dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz" (BRASIL, 2005, cap.1, parágrafo único).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Alternativas:
a)
unilateral
b)
bilateral
c)
profunda
d)
moderada
e)
definitiva
4)
Na surdez, nem sempre a lesão atinge os dois órgãos auditivos da mesma maneira, por exemplo, quando apenas um ouvido é comprometido, ocorre a perda auditiva unilateral. Inclusive, pode acontecer de cada ouvido ter um tipo e grau de perda auditiva diferente. Quanto as classificações da perda auditiva por localização, considere:
1 – Condutiva
2 – Neurossensorial
3 – Mista
4 – Central
5 – Pré-lingual
6 – Pós-lingual
Assinale a alternativa que contém apenas as classificações da perda auditiva por localização.
Alternativas:
a)
Itens 1, 2, 3 e 5.
b)
Itens 2, 3, 4 e 5.
c)
Itens 1, 2, 5 e 6.
d)
Itens 2, 3, 5 e 6.
e)
Itens 1, 2, 3 e 4.
5)
Muito embora os dados históricos apresentem tempo datado, é preciso reconhecer que os métodos e filosofias educacionais não foram sequenciais e se alternaram na condução da educação dos surdos. Neste contexto, analise as afirmativas:
I – O oralismo defendia o uso concomitante da oralidade e da língua de sinais. Fortaleceu-se após o Congresso de Milão em 1880 e perdurou quase 100 anos.
II - A comunicação total que surgiu no início da década de 1960 nos Estados Unidos que tinha como premissa básica a utilização de toda e qualquer forma de comunicação, alfabeto manual, estimulação auditiva com AASI, treinamento fonoarticulatório, leitura e escrita, entretanto sem a leitura orofacial.
III - O Bilinguismo, que surgiu por volta dos anos de 1980, que compreende a língua de sinais como L1 – primeira língua da pessoa surda, e a língua majoritária, de preferência na modalidade escrita, como L2 – segunda língua.
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas a alternativa II está correta.
c)
Apenas a alternativa III está correta.
d)
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
e)
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Respostas
Resposta:correta
1 d, 2c, 3b,4e,5e
Explicação:
1-
2-
1- C
2-E
3-B
4-E
5-C
Resposta da 1)
d) As afirmativas II e III estão corretas.
Ponce de Léon foi reconhecido como o primeiro professor para surdos e isso permitiu um grande desenvolvimento da filologia. Ele criou um alfabeto bimanual que permitia que o aluno surdo aprender a soletrar toda a palavra.
Isso teve uma grande importância social também, visto que a maioria das pessoas não acreditava que um surdo poderia ser educado, nem mesmo na religião.
Resposta da 2)
c) Condutivas
Nesse tipo de deficiência auditiva, as ondas sonoras não se propagam até o ouvido interno, o que é causado por problemas na orelha externa ou no ouvido médio (um excesso de cera pode ser um causador de deficiência auditiva condutiva). Ou seja, há uma interferência na condução do som.
As causas podem ser diversas, e se forem detectadas no início há chances de cura (dependendo da etiologia). Por exemplo, se a causa for infecção de ouvido, o tratamento com antibiótico pode trazer resultados, ou então implementar drenos na orelha (procedimento ambulatorial). Porém, em alguns casos mais graves, como tumor, malformação e traumas, uma intervenção cirúrgica se faz mais necessário.
Resposta da 3)
b) Bilateral
O indivíduo com surdez pode ser parcialmente surdo (leve ou moderada) ou surdo (severa ou profunda).
A perda auditiva bilateral pode ser simétrica ou assimétrica e causada por fatores no ouvido externo, interno ou médio, ou ainda uma combinação dos 3.
Resposta da 4)
e) Itens 1, 2, 3 e 4
As classificações da perda auditiva por localização são:
- Condutiva (a onda sonora não chega ao ouvido interno)
- Neurossensorial (lesão das pequenas células ciliadas do ouvido interno)
- Mista (neurossensorial e condutiva)
- Central (a deficiência está na percepção do som e compreensão por uma alteração no tronco cerebral, ou seja, do Sistema Nervoso Central).
Quando falamos em pré-lingual e pós-lingual, há uma associação entre a perda da audição e o desenvolvimento da fala e da linguagem.
Resposta da 5)
e) Apenas as alternativas I e III estão corretas
O oralismo foi um método de ensino para surdos, defendido por Graham Bell, que diz que a forma mais efetiva de ensinar um surdo é por meio da língua oral (falada).
De acordo com o bilinguismo, a língua natural dos surdos é a língua de sinais, sendo que a língua utilizada em seu país por pessoas que não são surdas é sua segunda língua.
Já com relação ao item II, ele está errado porque propõe a exclusão da leitura orofacial como forma de comunicação total, quando na verdade tem uma importância muito grande.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/19849600
Cerca de 30% das perdas auditivas genéticas ocorre associada a uma síndrome e aproximadamente 400 síndromes estão associadas com perda auditiva. Freqüentemente, a perda auditiva em crianças sindrômicas pode ser condutiva, mista ou neurossensorial. As má-formações embriológicas da orelha também podem estar presentes.