Com relação à estética literária Modernista, avalie as seguintes afirmações, verificando se são Verdadeiras ou Falsas: ( ) A prosa da chamada 1ª fase modernista, compreendida entre 1922 e 1930, é marcada pela exploração do campo psicológico das personagens e o urbanismo, que revela a relação conflituosa entre o homem e a modernidade. ( ) A Semana de Arte Moderna, de 1922, propôs uma renovação na linguagem e no formato dos poemas, rompendo com a estética tradicional pregada pelos poetas parnasianos. ( ) A poesia da chamada 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, é tida como mais politizada e madura, mostrando-se comprometida com as transformações sociais enfrentadas pelo país. ( ) Na poesia modernista, em sua fase inicial, predomina o uso de uma tradição estética, pautada nos versos decassílabos, nas rimas ricas, nas aliterações, assonâncias, sinestesias e metáforas. ( ) A prosa da 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, aborda temas como: a idealização da mulher e do amor, religiosidade, sentimentalismo exacerbado, a morte como fuga, a valorização dos aspectos nacionais
Respostas
Resposta:
( F ) A prosa da chamada 1ª fase modernista, compreendida entre 1922 e 1930, é marcada pela exploração do campo psicológico das personagens e o urbanismo, que revela a relação conflituosa entre o homem e a modernidade.
( V ) A Semana de Arte Moderna, de 1922, propôs uma renovação na linguagem e no formato dos poemas, rompendo com a estética tradicional pregada pelos poetas parnasianos.
( V ) A poesia da chamada 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, é tida como mais politizada e madura, mostrando-se comprometida com as transformações sociais enfrentadas pelo país.
( F ) Na poesia modernista, em sua fase inicial, predomina o uso de uma tradição estética, pautada nos versos decassílabos, nas rimas ricas, nas aliterações, assonâncias, sinestesias e metáforas.
( F ) A prosa da 2ª fase modernista, compreendida entre 1930 e 1945, aborda temas como: a idealização da mulher e do amor, religiosidade, sentimentalismo exacerbado, a morte como fuga, a valorização dos aspectos nacionais.
Explicação: