Um estímulo nervoso em um dos dedos do pé de um indivíduo demora cerca de 30 ms para chegar ao cérebro. Nos membros inferiores, o pulso elétrico, que conduz a informação do estímulo, é transmitido pelo nervo ciático, chegando à base do tronco em 20 ms. Da base do tronco ao cérebro, o pulso é conduzido na medula espinhal. Considerando que a altura média do brasileiro é de 1,70 m e supondo uma razão média de 0,6 entre o comprimento dos membros inferiores e a altura de uma pessoa, pode‐se concluir que as velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente,
Respostas
As velocidades médias de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro e da base do tronco até o cérebro são, respectivamente, 57 m/s e 68 m/s.
Para sabermos a velocidade média de propagação do estímulo nervoso da base do tronco até o cérebro, usaremos a fórmula da Velocidade Média:
- Vm = Δh / Δt .
Onde Δh é a distancia que ele vai percorrer e Δt é o tempo que levará para chegar do pé ao tronco.
A questão diz que o o impulso leva 20 ms para ir do pé até a base do tronco. E como leva 30ms para ir do pé até o cérebro, temos que o impulso leva 10 ms ou 0,01 segundos para ir do tronco até o cérebro. Logo, Δt = 0,01 segundos
Também nos é dito que a altura (H) da pessoa é de 1,70 e que a distância do pé ao tronco (h) é uma razão média de 0,6 da altura. Então, a altura do pé ao tronco é:
h = 0,60 * 1,70 = 1,02 m
Δh = 1,70 - 1,02 = 0,68 m
Substituindo na fórmula:
Vm = 0,68 / 0,01
Vm = 68 m/s
De forma análoga calculamos velocidade média de propagação do pulso nervoso desde os dedos do pé até o cérebro. Temos que Δt = 30ms = 0,03 s e que Δh = 1, 70 m. Substituindo na fórmula:
Vm = 1,70 / 0,03
Vm = 57m/s
Espero ter ajudado, bons estudos :)