• Matéria: História
  • Autor: IsabellyGH
  • Perguntado 7 anos atrás

Como o conhecimento é transmitido nas sociedades sem escrita?

Respostas

respondido por: JulianaBrito0550
186

Antes da escrita

Até o surgimento da escrita, todo conhecimento era transmitido oralmente, com a utilização de recursos auditivos e visuais. Em diferentes culturas, os contadores de histórias eram quem passavam a identidade e a memória do grupo pelas gerações. Como a inteligência era ligada ao conhecimento acumulado, os anciãos eram considerados as pessoas mais sábias.

Entretanto, a memória humana não pode ser considerada um armazenamento fiel e, muitas vezes, a mensagem original acaba sendo interpretada e passada de acordo com associações pré-existentes na mente das pessoas. Nesses casos, as distorções dos fatos são ainda mais fortes. Segundo o filósofo Pierre Lévy, as informações originais são transformadas ou encaixadas em um padrão já existente. Esse tipo de argumento liga-se ao "eterno retorno", conceito iniciado por Nietzsche. Segundo ele, a vida tem ciclos repetitivos, sempre atados a um número limitado de fatos, que aconteceram e vão acontecer de novo no futuro.


RogerBenicio: obrigado
respondido por: batatacommanteiga06
120

Nas sociedades sem escrita, as crianças aprendem os conhecimentos disponíveis ajudando os adultos nas tarefas cotidianas. Aprendizagens se dão também nos encontros e festas em que são rememoradas as histórias e lendas que fazem parte da memória local .

Perguntas similares