Respostas
Resposta:
As goianas Chica Machado, Santa Dica e Damiana da Cunha foram mulheres que se destacaram na história do estado como figuras importantes em aspectos sociais, religiosos e políticos. Escritores e documentaristas que pesquisaram a trajetória delas constatam que, por meio da relatos orais ou de dados registrados, todas se mostram como exemplos de pessoas guerreiras, solidárias, influentes, impactantes e que se destacaram por suas atitudes perante a vida.
A pesquisadora Adélia Freitas da Silva escreveu sobre Chica Machado, uma negra que foi comprada como escrava aos 13 anos por um comerciante português, mas que se tornou a mulher mais respeitada e influente do arraial de Cocal, no norte de Goiás, onde hoje é uma área rural próximo a Niquelândiax. Conforme a escritora, ela viveu por volta de 1750 e é lembrada até os tempos atuais com orgulho pelos moradores da região.
Segundo Adélia, a ideia para a obra surgiu após uma pesquisa sobre linguística em que ela precisou ouvir diversos moradores da cidade.
"Para o trabalho, pedia a eles que me contassem uma história qualquer. Muitos falaram sobre Chica, dizendo que ela foi uma negra, ex-escrava, obesa, que viveu na região há muitos anos e que se tornou muito rica. Com o ouro que conseguiu, comprava escravos para libertá-los. Por gratidão, eles ficavam trabalhando para ela. Ela se tornou tão respeitada que construiu uma igreja para os negros e, antes dela entrar, todos jogavam ouro aos pés dela para que ela passasse. Nada acontecia na cidade sem ela", relatou ao