As cardiopatias são comuns na gravidez, principalmente a cardiopatia reumática e defeitos cardíacos congênitos. A assistência a ser tomada neste tipo de patologia exige uma equipe multiprofissional e interdisciplinar e alguns cuidados específico com a gestante. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
Respostas
Resposta:
V F V V
Explicação:
( V ) As alterações fisiológicas do sistema cardiovascular na gestação são: sopros cardíacos funcionais, palpitações e taquicardia em exercícios leves ou repouso, cardiomegalia, edema em membros inferiores, varizes e hemorroida e dispneia.
( F ) A conduta a ser tomada na gestação em casos de cardiopatias é repouso domiciliar e limitar as atividades, dependendo da gravidade de seu estado clínico.
( V ) No trabalho de parto, as alterações são: aumento da frequência cardíaca no momento da contração devido ao aumento do fluxo sanguíneo, com taquicardia persistente durante o parto.
( V ) A conduta durante o trabalho de parto é avaliar todos os aspectos do trabalho de parto e sua evolução (Batimento Cardíaco Fetal - BCF, dilatação),observar a presença de complicações, tanto cardíacas quanto obstétricas, manter a paciente em posição semi-fowler, diminuindo assim o esforço respiratório.