• Matéria: ENEM
  • Autor: Cleicianequeici8610
  • Perguntado 7 anos atrás

As teorias em Psicologia constituíram-se de diversas raízes filosóficas e epistemológicas, que deram origema sistemas complexos de conceitos, histórica e culturalmente determinados. Tais sistemas conceituais, porsua vez, possibilitaram a emergência de abordagens, escolas, teorias e práticas diferenciadas de Psicologia.Essa situação configura um campo de dispersão da Psicologia, que se formou com a utilização de diversasperspectivas epistemológicas, metodológicas e conceituais. A manifestação desse processo ocorreu pormeio da produção de diferentes teorias e sistemas que marcaram a primeira metade do século XX.Considerando os fundamentos epistemológicos da Psicologia na primeira metade do século XX, avalie asafirmações a seguir.I. O Behaviorismo Unha como pressupostos básicos a natureza objetiva e natural do ser humano e apossibilidade de construção de uma sociedade embasada em princípios do comportamento humano.II. A Fenomenologia buscava alcançar a compreensão do ser, partindo da intuição das essências comopossibilidade da consciência e recorrendo à noção fundamental de intencionalidade.III. A Psicologia Funcional, ao se ocupar das estruturas mentais, pretendia determinar os elementosconstitutivos da consciência, decompor as experiências complexas em elementos mais simples edefinir, com precisão, a sua natureza.IV. A Psicologia Estrutural fundamentava-se na noção de pulsão e seu arcabouço conceitual dependia daexistência efetiva e da função desse pressuposto.V. A Psicanálise não pretendia ser uma teoria sistemática, mas uma afitude ou modo de observar osfenômenos psicológicos.

#ENADE

Respostas

respondido por: ferretti
48

A complexidade do campo da psicologia já se revela quando se visualiza algum curso introdutório ao tema: as escolas são várias, os pensadores discordam em diversos pontos, e a tradição de pensamento é bastante plural.

I. O Behaviorismo tinha como pressupostos básicos a natureza objetiva e natural do ser humano e a possibilidade de construção de uma sociedade embasada em princípios do comportamento humano.

Correto. Ao compreender o comportamento humano como algo mais ou menos padronizado, o behaviorismo entendia que era possível compreender as leis e fórmulas capazes de permitir a transformação da sociedade.

II. A Fenomenologia buscava alcançar a compreensão do ser, partindo da intuição das essências como possibilidade da consciência e recorrendo à noção fundamental de intencionalidade.

Correto. O pensamento fenomenológico baseia-se em uma série de pensadores, e entende que entendendo o ser, o profissional da psicologia poderia alcançar aspectos bastante íntimos de seus pacientes, auxiliando-o a superar certas dificuldades e melhorar seu bem-estar.

III. A Psicologia Funcional, ao se ocupar das estruturas mentais, pretendia determinar os elementos constitutivos da consciência, decompor as experiências complexas em elementos mais simples e definir, com precisão, a sua natureza.

Falso. A psicologia funcional baseia-se nas teorias da evolução, em especial a de Darwin, e propõe aspectos práticos, para além de qualquer discussão teórica sobre consciência.

IV. A Psicologia Estrutural fundamentava-se na noção de pulsão e seu arcabouço conceitual dependia da existência efetiva e da função desse pressuposto.

Falso. A psicologia estrutural propunha entender a mente em suas estruturas, buscando quase como fazem os cientistas de exatas, entender os princípios mais "sólidos" deste ente.

V. A Psicanálise não pretendia ser uma teoria sistemática, mas uma atitude ou modo de observar os fenômenos psicológicos.

Falso. A psicanálise pretendia, de fato, ser uma teoria sistemática.

É correto o que se afirma em A) I e II.

respondido por: brenoppancieri
1

Resposta:

então concordo com a última explicação e atual fase do processo psicologico

concordo com o processo pscoloc=gico e atualidade disponivel na parte correta

Explicação:

Perguntas similares