A preservação do patrimônio cultural no Brasil é prioridade do Ministério da Cultura e tem agora um novomarco: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Com o programa, a gestão dessepatrimônio ganha uma nova dimensão, que vai além da intervenção fisica nos monumentos protegidos ereforça o sentimento de pertencimento e de cidadania dos brasileiros em relação aos símbolos de nossacultura. Os proprietários podem recuperar suas residências ou mesmo investir na adaptação de edificiospara exploração econômica em atividade hoteleira e gastronômica. Também está em andamento uma novaestratégia de preservação do patrimônio cultural compromefida com o desenvolvimento local esustentável, o que incentiva a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura.Em face do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. O investimento público e privado na preservação do patrimônio cultural corresponde a uma partedas iniciafivas que estimulam o desenvolvimento sustentável de uma localidade, na perspectiva tantoecológica, econômica e espacial quanto de estimulo às relações mais democráticas, de ampliação dacidadania e da qualidade de vida urbana.PORQUEII. O PAC Cidades Históricas, novo marco da política de preservação do patrimônio no Brasil, pressupõeo envolvimento das comunidades devido aos significados sociais dos bens culturais e do paradigma depreservação integrada, associados a outros aspectos da vida local.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.O A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e II é uma proposição verdadeira.O As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
A proteção ao Patrimônio no Brasil tem sido cada vez mais alvo de inovações e atualizações. O objetivo é possibilitar um desenvolvimento econômico pelo uso destes bens patrimonializados.
I. O investimento público e privado na preservação do patrimônio cultural corresponde a uma parte das iniciativas que estimulam o desenvolvimento sustentável de uma localidade, na perspectiva tanto ecológica, econômica e espacial quanto de estimulo às relações mais democráticas, de ampliação da cidadania e da qualidade de vida urbana.
Correto. Os investimentos, públicos ou privados, em áreas de preservação patrimonial, mostram-se ferramentas importantes para dar viabilidade econômica para regiões de grande valor histórico.
PORQUE
II. O PAC Cidades Históricas, novo marco da política de preservação do patrimônio no Brasil, pressupõe o envolvimento das comunidades devido aos significados sociais dos bens culturais e do paradigma de preservação integrada, associados a outros aspectos da vida local.
Correto. Quando se incentiva o uso econômico de espaços de preservação, deve-se levar em conta o envolvimento daqueles que pertencem às comunidades destes espaços, possibilitando uma reafirmação da função social do turismo e do patrimônio.
É correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I