O estado da Bahia editou a Lei n° 12.933, de 09 de janeiro de 2014, que se baseia nas diretrizes doPrograma de Regionalização do Turismo — Roteiros do Brasil. A seguir, destacam-se alguns trechos dessa lei."Art. 4º — São princípios orientadores da Política Estadual de Turismo:VI — descentralização: instrumentos de gestão parficipafiva que ampliem as possibilidades deorganização da sociedade, destinados a promover desconcentração das responsabilidades nagestão do desenvolvimento do turismo, envolvendo as instâncias municipais, regionais, estaduais efederais;Art. 5º — São objetivos da Política Estadual de Turismo:I — reduzir as disparidades sociais e econômicas, promover a inclusão social pelo crescimento da ofertae oportunidades de trabalho, bem como a distribuição de renda às populações dos destinos turísticosdo Estado da Bahia;IV — beneficiar as regiões de menor nível de desenvolvimento econômico e social, estimulando acriação, consolidação e difusão dos produtos e destinos turísticos baianos, com vistas a atrairturistas nacionais e estrangeiros."Considerando a situação em que um turismólogo tenha sido contratado para desenvolver um projeto queatenda às diretrizes do Programa de Regionalização e ao disposto nos artigos 4º e 5º da referida lei, avalieas afirmações a seguir a respeito das ações pertinentes à conduta desse profissional.I. Estudar a organização das regiões turísticas estabelecidas no estado, visando conhecer a realidade decada uma delas, para, em seguida, propor a forma de organização de seu trabalho e determinar asregiões que o projeto irá priorizar.II. Aplicar esforços nas regiões já desenvolvidas, para que aumente o fluxo turístico nelas, eleve-se ageração de divisas e fortaleçam-se os produtos já consolidados.III. Estimular a organização de arranjos produtivos locais e o diálogo entre as instâncias degovernança das regiões, visando disseminar as boas práticas e o aprendizado, beneficiando asregiões menos desenvolvidas.IV. Propor mecanismos de incentivos — por exemplo, o ICMS Turístico —, visando beneficios dasregiões de menor desenvolvimento econômico e social, para que elas possam criar e difundir seusprodutos turísticos.São corretas apenas as ações descritas em@ I e II.O I e III.O II e IV.@ I, III e IV.O II, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a @ I, III e IV.
O programa de regionalização que atende certas diretrizes dispostos nos artigos da lei são avaliações que implicam ações que irão permitir a conduta do profissional e de organização para estabelecimento de regiões turísticas no estado.
A estimulação e a organização de certos arranjos se tornam preceitos para o diáçogo entre as diferentes instâncias que cabem ao governo e, portanto, avaliam as boas práticas do aprendizagem.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás