A moqueca é um dos pratos que mais traduz a origem da culinária brasileira. Nasceu do hábito indígena decozinhar peixes enrolados em folhas e sobre brasa (o moquém). Ganhou dendê e leite de coco na panelaafricana. Já os portugueses e espanhóis entraram com a cebola, o tomate e o pimentão.Considerando a diversidade cultural e de insumos encontrada no Brasil, deparamo-nos com duas versões demoqueca no país: a moqueca capixaba e a moqueca baiana.Em face do exposto, avalie as afirmações a seguir.I. A moqueca capixaba, diferentemente da moqueca baiana, não leva coentro na sua preparação e, sim,basicamente, peixe e seu caldo, óleo de urucum, alho, cebola, cebolinha e salsa.II. A moqueca baiana, que pode ser feita de uma grande variedade de peixes, assim como de outrosmariscos, tem como um dos diferenciais mais marcantes em relação à moqueca capixaba, o azeite dedendê, tipico na região Nordeste, o qual confere sabor e cor à moqueca baiana.III. A moqueca capixaba, após adição de temperos ao peixe, é levada ao forno; a moqueca baiana, por suavez, é preparada na panela de barro, com cebola, pimentão, leite de coco, azeite de dendê, um tipo depeixe ou marisco, alho e coentro.IV. A moqueca baiana é, geralmente, servida com pirão de farinha de mandioca e arroz branco.É correto apenas o que se afirma emO I e III.O II e III.O II e IV.O I, II e IV.O I, III e IV.
#ENADE
Respostas
respondido por:
11
As afirmativas corretas são II e IV. Letra C.
A tradicional moqueca baiana é feita de peixe, que pode ser robalo, badejo, garoupa ou mesmo cação. E a moqueca tradicional capixaba também faz a utilização de peixe.
É preciso destacar a existência de algumas diferenciações entre as duas, em especial, a que diz respeito aos ingredientes. Em que a moqueca capixaba não leva pimentão, leite de coco, nem azeite de dendê. Já a baiana leva esses ingredientes em sua preparação.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás