A sustentabilidade assume um papel central nareflexão em torno das dimensões dodesenvolvimento e das alternativas que seconfiguram para garantir equidade e articular asrelações entre o global e o local. Atualmente, aárea social é aquela em que se explicitam osmaiores desafios de respostas que possibilitemuma articulação dos diferentes interesses em jogo.A organização democrática do poder local assumeum espaço central em uma agenda que contemplea necessária articulação não só entre atores, mastambém entre políticas. O conceito dedesenvolvimento sustentável surge, nessecontexto, como uma força integradora paraqualificar a necessidade de pensar outra formade desenvolvimento.Considerando esse texto, avalie as asserções aseguir e a relação proposta entre elas.I. Na formulação de Políticas Públicas, deve-seconsiderar o desenvolvimento sustentávelcomo forma de incluir os problemasambientais na gestão local.PORQUEII. Os impactos causados pela ação humana aomeio ambiente têm reflexos na área social,o que torna as Políticas Públicas um desafiopara os gestores, que devem estar preparadospara proceder aos arranjos dos interesses dosdiversos atores envolvidos.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, ea II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.O A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II éuma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.O As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Respostas
A alternativa correta é a letra d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Vamos aos dados/resoluções:
Para alternativa I) verificamos que é incorreta porque o próprio enunciado demonstra a importância da articulação da esfera local e global, como forma de desenvolver medidas para lutar contra os problemas ambientais.
Para alternativa II) verificamos que é correta pois Jacobi trabalha com o tripé "Eficiência Econômica / Justica Social / Prudência Ecológica" , como premissas da construção do desenvolvimento sustentável. Ou seja, para o Autor, a área social é o locus receptivo, onde se explicitam os maiores desafios de respostas que possibilitem uma articulação dos diferentes interesses em jogo.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)